21 janeiro, 2006

"Casa do Bom Baiano" é o novo nome do meu blog. Faz referência a um apelido que me deu um velho e querido amigo, de que tenho muitas saudades: Adalberto Pernambuco, um paraense que se tornou gaúcho (viveu a maior parte do tempo no Rio Grande do Sul). Homem corajoso e decente, opôs-se à ditadura que vitimou o nosso país por longos anos, a partir do golpe de 1964. Foi preso e torturado, mas não perdeu a alegria, o bom humor, a luminosa vitalidade que era sua característica mais forte. Religioso, um respeitado sacerdote do culto afro-brasileiro, este radiante filho de Xangô fazia mesmo com que todos sentissem uma amável fogo divino cintilando em sua presença cordial, forte e risonha. Apesar da saudade, não consigo pensar nele com tristeza. Seria contradizer a graça jubilosa que ainda emana de sua memória. Neste meu nome de "Bom Baiano" a bondade é dele.

4 Comments:

Blogger Ordep Serra said...

Meu último post também é em homenagem a ele! Escrevi hoje à tarde enquanto reformava seu template. =)

domingo, 22 janeiro, 2006  
Blogger Marti said...

Só pra constar, o Ordep Serra do comentário anterior era eu!

-_____-

domingo, 22 janeiro, 2006  
Blogger marina martinelli said...

Pai, seu post sobre Pernambuco me deixou com agua nos olhos. Ressinto muito nao te-lo conhecido pessoalmente - alias, nao me lembro nem de te-lo visto em fotografias. Mas tive a sorte de falar com ele pelo telefone. E bastava falar com ele dois minutos pro resto do dia se iluminar. Alias, estou ouvindo a voz dele agora mesmo na minha cabeca... "Quem esta falando, eh a Xangozinha ou a Oxunzinha?"

Que saudades!

Na minha vida, o total de minutos que falei com Pernambuco nao soma meia hora, e esse pouco tempo foi o suficiente para me apaixonar por sua bondade genuina, e lamentar sua morte como se ele fosse meu tio, como se eu tivesse passado minha infancia recebendo seus cafunes, ouvindo sua risada contagiante.

Marina 'Xangozinha'

domingo, 22 janeiro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Não acredito que você ainda não atualizou, Senhor Serra!!!

sábado, 28 janeiro, 2006  

Postar um comentário

<< Home